domingo, 17 de abril de 2016

Os Dons do Espírito Santo





Uma abordagem expositiva e tópica sobre os dons do Espírito Santo





"Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." (I Coríntios 12 : 4)

 Dom é um presente ou dadiva, O texto de Paulo diz que há diversidade de dons,mas o Espirito é o mesmo. A Igreja de Jesus recebeu os dons do Espírito, a saber, dons espirituais e ministeriais, sabendo isso que a manifestação do Espírito é dada a cada um visando um fim proveitoso a edificação e a santificação da Igreja.

A grande diversidade de dons é uma maneira que o Espírito Santo usa a se manifestar a Igreja, há vários tipos e diferentes dons, assim como um corpo que tem vários membros e múltiplas funções, assim também Deus concedeu os dons espirituais e ministeriais com o propósito de atender as várias necessidades da Igreja.

É bem verdade que, nem todos os dons do Espírito estão relacionados por Paulo na sua carta escrita aos coríntios, mas as escrituras faz referência a eles bem como ao seu uso tanto no Antigo Testamento, como no Novo, sendo o maior de todos os dons, "o dom da vida eterna". "Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” (Lucas 10 : 20)

 Os Dons do Espírito e o seu significado                                                                                                                                                                                                                                                                  1º O batismo com o Espírito Santo.Texto "Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (Atos 1 : 5) 

O batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta pela qual passamos após receber Jesus. A pessoa que recebeu a Jesus, no ato da conversão recebeu do Espírito Santo porem, receber do Espírito não quer dizer que alguém foi batizada no Espirito ”E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20 : 22) todos os apóstolos já tinham o Espírito mas, ainda não eram batizados com o Espírito Santo, o batismo é uma experiência subsequente a conversão, experiência que é, para todos os filhos de Deus.

A palavra grega para "batizados" do texto acima relacionado, significa imersos ou mergulhados quando alguém recebe o batismo é completamente revestido do Espírito Santo, para anunciar com autoridade e poder as novas do senhorio de Jesus Cristo.

O batismo no Espírito Santo é uma experiência definida e pessoal, quando somos batizados com o Espírito Santo verdadeiramente experimentamos algo diferente em relação a outras experiências que temos na lgreja, é definida por que sempre que alguém é batizado a experiência está evidenciada pelo falar em línguas, as línguas aqui constituem a evidencia de que realmente somos batizados com o Espírito Santo, conforme está escrito em atos. ”E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." {Atos 2: 4)

O falar em línguas é a evidencia desse batismo, 44. E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. (Atos.Cap.10.Ver.44,45,46)

O batismo com o Espírito Santo é um dom, que foi prometido por Deus a todos os que se convertem. vários termos nas Escrituras definem essa experiência, por exemplo.
Batismo com Espírito Santo Atos.1.v.5O Dom do Espírito Santo Atos.2.v.38= 10.35A promessa do Pai Lucas.24.49 // Atos.1.v.4Derramar do Espírito Atos.2.v.17,18= 10,45

Ainda há alguns outros termos que, direta e indiretamente fazem referência a mesma experiência. A vontade de Deus é que cada um dos seus filhos receba esse dom e se façam participantes dessa experiência especial e pessoal, a fim de que estejam aptos a fazerem a sua obra e provarem do poder do seu Espírito.

  A palavra da sabedoria ou sabedoria. Texto "Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria" (13 Coríntios.Cap.12.Ver.8.)

 A palavra de sabedoria do texto descrito por Paulo é um dom do Espirito de Deus. Aqui o Apostolo, está se referindo a sabedoria que é aplicada por meio da transmissão da mensagem vocal mediante a operação sobre natural do Espírito Santo, mensagem que é caracterizada pela sabedoria e revelação do Espírito a serem aplicadas a situações especificas.

 3º Palavra de ciência. Texto "Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;" (I Coríntios 12 : 8)

 A palavra de ciência mencionada por Paulo é mais um dom do Espírito Santo, e se trata de uma mensagem vocal ou mesmo, um escrito cheio da inspiração do Espírito Santo que. é transmitida ou escrita de forma conhecedora acerca da própria Palavra de Deus, e de Deus ou mesmo sobre aspectos distintos de fatos específicos.

 4º  Fé. Texto “E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé.” (1ª Corintios.Cap.12.Ver.9)

 A fé é um dom de Deus, que nos dá aptidão não apenas de crer em Deus para nossa salvação mas também, para a realização de coisas extraordinárias e miraculosas, esse dom está sempre associado, as outras manifestações do Espírito na Igreja, e é impossível desassociar esse dom das outras operações do Espirito uma vez que, sem o uso da fé nada se pode fazer com sucesso pois, Deus age sempre conforme a nossa fé.

5º Os dons de curar. Texto “E a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar”
(1ª Corintios.Cap.12.Ver9.)

 Os dons de curar como o próprio texto diz, está no plural e isso indica a pluralidade dessa operação do Espírito Santo que é efetuada por meio da sua Igreja, esses dons são concedidos pelo Espírito para a restauração completa da saúde física e espiritual, isso se dar de formas diferentes com o objetivo de atender as necessidades de cura que todos nós temos, tendo em vista que há uma grande diversidade de enfermidades, para tal recebemos também de Deus vários dons, para cura das enfermidades e toda sorte de moléstia.

6º Operação de Milagres ou Maravilhas. Texto “E a outro a operação de maravilhas” (1ª Coríntios. Cap. 12.Ver.10)

 Essa operação do Espírito Santo as vezes é descrita nos textos como milagres e outras vezes como maravilhas, em todo caso está se referindo a mesma operação, a tradução do texto usado acima é a de João Ferreira de Almeida, corrigida e fiei ao texto original e narra operação de maravilhas, no entanto a versão de João Ferreira de Almeida revista atualizada traz operação de milagres, em todo caso ambas as traduções estão se referindo ao mesmo dom.

Essa operação do Espírito Santo se dar através de atos sobrenaturais do poder de Deus, que se manifestam no Reino de Deus e pode intervir nas leis da natureza, são manifestações sobrenaturais e miraculosos como, ressurreição de pessoas, milagres manifestados em pessoas com doenças incuráveis tipo, c.a, hiv, lepra, etc bem como intervenções nas leis da natureza tais descritas nas Escrituras Sagradas, Mar Vermelho com Moises, Experiências como as descritas em Josué (Josué 10 :13} e em Isaias (Isaías 38 : 8), e Etc.

 7º E a outro a profecia. Texto (1ª Coríntios. Cap.12.Ver.10.)

 O dom de profecia aqui mencionado por Paulo refere se a um dom ministerial, descritos em “Efésios.Cap.4.Ver.11." e em "I Coríntios 12; 28 “ manifestação que é concedida a alguns crentes da Igreja com esse propósito de exercer um ministério com o fim de, como diz o texto, o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação a consolação.

A profecia é ainda uma operação do Espírito, que manifesta a vontade de Deus e como manifestação momentânea qual quer pessoa que esteja em santidade e comunhão com o Senhor poderá ser usado por Deus, sem que, haja a necessidade de que alguém exerça função profética pois, a profecia atende a vontade do Espírito, que usa a quem quer e no momento que quiser para atender o seu proposito pois, a profecia é o preanuncio ou predição da revelação de Deus, isso seja a “nova” revelação ou mesmo a elucidação divina de algo que já se conhece ou que já está revelado.

 8º dom de discernimento de espíritos. Texto base “e a outro o dom de discernir os espíritos” (1ª Coríntios. Cap. 12.v.10)

 O dom de discernimento de espíritos é um dom do Espírito Santo tão necessária para a Igreja como todos os outros, esse dom dar aptidão a quem o recebe para saber discernir os espirito se são ou não de Deus, devido a atuação do ministério da iniquidade que, já opera no mundo, muitos enganadores tem saído mundo a fora e a alguns que tem se infiltrado dentro da Igreja, com o objetivo claro de enganar e arrastar pessoas após se, através de heresias e operações mentirosas que visam ocultar a sua verdadeira essência.

Temos uma necessidade grande e urgente, de buscar em Deus esse dom para distinguir a operação do erro da manifestação de Deus, o apostolo João “diz amado não creiais a todo o espirito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (1ª. João. Cap.4.Ver.1}

 9º Variedades de línguas. Texto “E a outro a variedade de línguas” (1ª Corintios.Cap.12.Ver.10.) 

O dom de variedade de línguas, tem uma importância significativa a toda Igreja pois o mesmo é concedido por Deus com vista a edificação dos santos, esse dom está manifestado pelo Espírito a partir de duas concepções, essas línguas podem ser humanas ou a língua dos anjos, a língua falada através desse dom não é aprendida por aquele que fala, e quase sempre não é entendida por quem fala ou por quem as ouve, quando alguém fala por esse dom em língua humana mesmo sem interprete, alguém que as ouve e conhece o determinado idioma não terá dificuldade para entender, no entanto, sem o conhecimento do idioma que alguém está falando ou quando o que fala, fala na língua dos anjos a necessidade de que haja interpretação, para que não apenas o que fala mas, o que ouve ambos sejam edificados.

As línguas é uma manifestação sobrenatural do Espírito Santo na vida do que fala, é ainda uma evidencia de uma comunhão real e integração espiritual do que fala em mistérios, visto que minguem o entende, e em mistérios fala com Deus.

Muito embora haja alguns pensadores que não aceitem que seja possível falar a língua dos anjos, mas as Escrituras falam dessa verdade e a estabelecem confirmando a na mesma condição que confirma que quem recebe o dom de variedades falam nas línguas dos homens, ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, aqui a mesma condição de uma, é a da outra também, esse dom constitui um sinal para os descrentes, então logo se faz necessário que quem fala, canta, ou ora em línguas, ore a Deus para que possa interpretar, pois as línguas podem trazer profecia, revelação, advertência, exortação, consolação, sobre tudo o propósito original é que esse dom seja usado para promover a edificação não apenas do individuo bem como de toda Igreja.

 10º Interpretação de línguas. Texto “E a outro a interpretação das línguas.“ (1ª Coríntios. Cap.12.ver.10)

 O dom de interpretação de línguas é o que nos permite conhecer o significado da mensagem transmitida em línguas estranhas, o uso dom de falar em línguas deve estar sempre associado ao de interpretação pois é um mandamento, o que fala ore para que possa também interpretar, com o objetivo de que todos sejam edificados.

Paulo diz “prefiro falar cinco palavras no meu entendimento para instruir a outros do que dez mil em línguas estranhas, por que o que fala em mistérios edifica se, a se mesmo, porem quando as línguas são interpretadas toda Igreja é edificada”

Todas as pessoas que hoje falam em línguas, devem orar pelo dom de interpretação, como nem sempre se ver, o uso desse dom na Igreja é necessário que todos orem para receberem do Espírito esse maravilhoso dom a fim, de que haja compreensão e edificação do corpo de Cristo.

Ainda há outros dons do Espírito que não estão relacionados aqui mas, com grande importância como os dons administrativos e etc, e que são de aplicação a Igreja de Jesus Cristo, para o serviço do Reino de Deus na terra.




Artigo por "Pastor Ivan de Jesus"


Em caso de dúvidas sugestões ou criticas, deixe o seu comentário.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua mensagem foi enviada com sucesso

Informação aos nossos visitantes

blog passando por reforma agradecemos a sua compreensão!